segunda-feira, 31 de maio de 2010

Atuação do Fisioterapeuta no Período Gestacional

                 A gravidez é um período de intensas alterações na vida da mulher que distingue-se por vários ajustes fisiológicos e endócrinos direcionados a criação de um ambiente ideal para o feto. O impacto dessas mudanças é variável de mulher para mulher, e habitualmente é expresso com dor ou desconforto. Estas queixas podem ser a vários níveis, designadamente: a nível abdominal; na região perineal; na região mamária e nos mamilos; a nível muscular e articular (sobretudo nos membros superiores e na região dorso-lombar) e desconfortos relacionados com a eliminação intestinal.

                Para minimizar essas alterações que a mulher sofre durante o período gestacional, o fisioterapeuta tem como papel avalia e trata quaisquer problemas musculoesqueléticos, facilita a realização das necessidades das gestantes e monitora o bem-estar físico, psicológico e social, com objetivo de fornecer a gestante um melhor condicionamento físico, para que possa ter uma gestação tranqüila.

                Antes de qualquer prática física seja com profissional habilitado, ou por iniciativa própria, a gestante precisa do encaminhamento do ginecologista e obstetra para realização das atividades. Toda gestante necessita de exercícios que adaptem seu organismo as modificações causadas pela gravidez.

                Exercícios são realizados para reduzir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea, amplia o equilíbrio muscular, alivio nos desconfortos intestinais, diminui câimbras nos membros inferiores, fortalece a musculatura abdominal, facilita na recuperação pós-parto, reduz o estresse cardiovascular, previne dores nas regiões da coluna vertebral e melhora a imagem corporal. A fisioterapia proporciona uma gestação mais saudável, diminuindo a probabilidade de riscos durante o parto e facilita o trabalho de parto.

                A hidroterapia ou fisioterapia em imersão são destacadas pelo controle do edema gravídico, incremento da diurese e prevenção, melhora dos desconfortos musculoesqueléticos, aumento da capacidade cardiovascular, relaxamento corporal. A flutuação na água ajuda no aumento do peso do corpo da mãe, capacitando-a continuar com a excelente atividade harmonizante e fortalecida que aumenta sua adaptação física e tolerância, bem como promovendo seu bem-estar.

Contato: vivian_17carolina@hotmail.com
Celular: 67-99154321

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Período Gestacional


A gravidez, embora não seja uma doença, é um período que envolve diversas modificações no organismo materno, sendo necessária uma adaptação para as novas condições físicas e emocionais. Em algumas mulheres essas transformações trazem consequências que podem resultar em dor e limitações em suas atividades diárias.

Uma gestante pode apresentar durante o período gestacional algum destes problemas potenciais; desenvolvimento de má-postura, sobrecarga nos membros superiores causadas pelas alterações físicas, mudanças da imagem corporal, circulação alterada, veias varicoses, edema de membro inferior, sobrecarga ou trauma no assoalho pélvico, estiramento e trauma dos músculos abdominais, diminuição na resistência cardiovascular; desenvolvimento de patologias musculoesquéticas.

Hormônios da Gravidez

Os principais hormônios da gravidez são estrogênios, progesterona relaxina, prolactina, ocitocina, cortisol e lactogênio placentário. São responsáveis por todas as modificações dos sistemas do organismo da mulher.

Sistema Musculoesquelético

Com o crescimento do útero e das mamas, o centro de gravidade é deslocado anteriormente, a ação do hormônio nos ligamentos requer compensações posturais para equilíbrio e estabilidade corporal. Para compensar ocorre uma hiperextensão de joelhos, anteversão pélvica acompanhada de uma hiperlordose lombar, na maioria das gestantes há uma tendência de horizontalizarão do sacro, aumento da base de suporte tendo uma marcha diferenciada, chamada marcha anserina. Os músculos abdominais são responsáveis pela sustentação do útero, durante a gravidez são distendidos no são limite elástico podendo distender é levar a diástase do reto abdominal, é importante que se faça o exame da diástase do abdômen. Rebaixamento da musculatura do assoalho pélvico que sustenta o útero. Esses dois grupos musculares formam o colete fisiológico que são importante para sustentar a gravidez.

Sistema Cardiovascular e Respiratório

O sistema Respiratório se adapta a mudanças da gestação, além das alterações dos volumes pulmonares, ocorrem mudanças na anatomia abertura das costelas, elevação do diafragma. O sistema cardiovascular primeiramente há um aumento do volume sanguíneo para atender as necessidades da placenta, redução da resistência periférica abaixando a pressão arterial durante a gestação normal, aumento do retorno venoso.

Sistema Digestivo

A principal alteração na função do trato gastrintestinal durante a gravidez é a redução de sua atividade, à medida que a gestação progride o útero em crescimento desloca o estomago e os intestinos, toda essa alteração favorece o refluxo gastroesofágico e resultam em indigestões e regurgitações freqüentes. O prolongamento do tempo de esvaziamento gástrico e retardo do transito intestinal, com isso causa uma lenta passagem do alimento pelo intestino grosso, aumentando a absorção da água, levando a constipação que é uma queixa comum das gestantes.

Todas essas adaptações no organismo materno são com objetivo de acomodar e desenvolver a criança. Para minimizar esses incômodos dessas adaptações, a mulher conta com uma equipe multidisciplinar, o acompanhamento do fisioterapeuta é essencial.

Na próxima publicação falaremos sobre a atuação do fisioterapeuta no pré-parto.

Fisioterapeuta Vivian C.S. Pimenta

CREFITO9 2607-LTT-F

sexta-feira, 21 de maio de 2010


Alongamento


Manobra elaborada para aumentar a mobilidade dos tecidos moles e consequentemente a ADM. O alongamento é divido em passivo e ativo.
Alongamento Passivo: não ocorre contribuição ou contração ativa do sujeito submetido à ação, o alongamento e totalmente promovido por forças externas, através do auxilio de uma pessoa ou equipamento mecânico.
Alongamento Ativo: é estabelecido pela atividade muscular do próprio individuo envolvido na ação, sem ajuda externa.

Exemplo: Alongamento de Extensores de Ombro
Passivo: Paciente em decúbito dorsal, segura a face posterior distal do úmero, logo acima do cotovelo, estabiliza a borda axilar da escapula. Move o braço do paciente em flexão completa.
Ativa: Puxe um cotovelo, cruzando o peito em direção ao outro ombro, pressione o cotovelo, com a maior força possível, com a outra mão, em direção ao outro ombro.

Indicação
O Alongamento é indicado para toda contratura muscular; para ganho de ADM; antes e depois de qualquer exercício terapêutico e físico e prevenir fraturas musculoesqueléticas.

Contra Indicação
É contra indicado nos casos de bloqueio ósseo que limita mobilidade articular; diante de dor aguda; evidencias de processos inflamatórios e infecciosos agudos; após uma fratura recente e quando existe hipermobilidade.

FNP Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva
È baseada em importantes mecanismos neurofisiológicos, que incluem facilitação, inibição, resistência, irradiação, indução e reflexos. Uma técnica que promove ou ativa os mecanismos neuromusculares através da estimulação dos proprioceptores.

Contato: vivian_17carolina@hotmail.com
67 – 99154321