domingo, 27 de junho de 2010

Gestação de Risco

Considera-se como gestação de risco quando a gestante estiver exposta a agravos físicos, psíquicos e sociais. Na gestação de alto risco a possibilidade de morte materna e fetal é maior que o risco habitual. Contudo, a gravidez apresenta risco que, apesar de terem chances pequenas de morte da mãe ou do feto, podem aumentar em determinadas situações.

Quais são os fatores de risco?

  • Alguns fatores podem determinar que a gravidez seja de alto risco, vejamos agora:

  • Idade>>menor de 14, maior de 35

  • Falta de consultas pré-natais

  • Baixa estatura

  • Fatores de estilo de vida>>dieta pobre, tabagismo, álcool, medicamentos

  • Doenças preexistentes>>diabetes, pressão arterial alta

  • Problemas em gravidez anterior>>baixo peso fetal, parto prematuro, natimorto
Após identificar e confirmada a gravidez de risco, a gestante precisará de controle adicional e tratamento especializado. consultas mais frequentes de pré-natal; se necessário realizará exames adicionais. Com um controle cuidadoso e técnicas adequadas para o parto, a maior parte dos problemas que ocorrem na gravidez pode ser tratada com sucesso.

A importancia das consultas pré-natais.

Bom como ja sabemos, pré-natal é a consulta realizada após confirmada a gravidez. Todas as gravidas (de risco ou não) tem direito de receber essa consulta disponíveis em postos de saúde pública, gratuitamente, essa consulta é essencial para confirmar se a gravidez está evoluindo bem e tendo evolução normal. São nestas consultas que identificamos os fatores de risco, são realizados exames comum na gravidez (ultrasom e sangue), doenças que surgem durante a gravidez (diabetes gestacional, hipertensão, anemia e outras) e o mais importante, a IMUNIZAÇÃO, é primordial pois ela impedira que varias doenças afetam o bebe e a mãe.
Seja consciente!!!

Veja essa reportagem no jornal folhaonline:

Contato:
email: vivian_17carolina@hotmail.com
twintter: http://twitter.com/vivian_pimenta