terça-feira, 19 de outubro de 2010

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PUERPERIO

Após o parto começa um período que chamamos de puerpério ou pós-parto, pode durar de 2 a 6 semanas após o parto. Esse tempo de duração sofre influência de certas condições e pode ser mais lento ou mais rápido em algumas mulheres, essas condições são a amamentação, mobilização, infecção, distensões musculares e pratica de exercícios pré e pós- parto.
Antes de qualquer prática física seja com profissional habilitado, ou por iniciativa própria, a gestante precisa do encaminhamento do ginecologista e obstetra para realização das atividades.
Um dos objetivos da fisioterapia aplicada a essa etapa é promover uma estimulação da musculatura, em particular abdominal e pélvica melhorando a sua força. Alguns exercícios devem ser iniciados o mais cedo possível, em especial os exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico, os exercícios de Kegel são valiosos pelas suas propriedades fortificantes e de alivio da dor, irão apressar a cura reduzindo o edema e estimulando uma boa circulação.
Exercícios de correção de diástase dos abdominais devem iniciar aproximadamente três dias após o parto até se obtenha uma correção. Na redução da dor lombar nesta fase são propostos exercícios de alongamento excêntrico realizado por meio de posturas parcialmente estáticas.
É fundamental reajustar o corpo e recuperar o equilíbrio o mais rápido possível depois do parto para evitar que a postura da gravidez seja adotada definitivamente. Cabe ao fisioterapeuta aliviar as tensões musculares e minimizar o quadro álgico, incentivando a puérpera a adotar uma postura correta. Os sintomas de dor lombar podem ser tratados efetivamente com uma mecânica corporal apropriada e instruções posturais.
Segundo um estudo realizado em clinicas da cidade de Campo Grande/MS, para a avaliação das condições assistencial a saúde da mulher no período gestacional e puerpério, os atendimentos fisioterapêuticos são mais para o período gestacional cerca de 50% das clinicas avaliadas, também no mesmo estudo foi questionado a procura pelo serviço de fisioterapia no período gestacional e puerperal, segundo o estudo a procura pelo atendimento gestacional e/ou puerperal e de 80%.
Neste caso podemos dizer que precisamos divulgar a fisioterapia no puerpério, seus benefícios visando sempre o bem-estar da mulher.

Referencia

PIMENTA, VCS. Estudo das Condições Assistenciais a Saúde da Mulher no período Gestacional e Puerperal nas Clinicas de Campo Grande/MS. Campo Grande, 2009. pp 01-56. Trabalho Final de Graduação – Fisioterapia, Anhanguera-Uniderp.