quarta-feira, 30 de março de 2011

Hidroterapia, Aplicada na Terceira Idade

Quando chegamos aos 65 anos de idade o nosso corpo começa a sofrer mudanças como, não ser capaz de realizar algumas tarefas diárias que exijam maiores esforços. É neste momento da vida que precisamos de mais atenção ao corpo.
O envelhecimento é um processo progressivo no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que vão limitando progressivamente o organismo, tornando-o mais susceptível as agressões. No Brasil, a estimativa para 2025 é de 32 milhões de idosos acima de 60 anos, passara de 16° para 6° lugar a nível mundial. Com isso, ocorre elevação da incidência de doenças relacionadas a esse período de vida, diminuindo a vitalidade e favorecendo o aparecimento de doenças crônicas-degenerativas.
Com esses dados podemos concluir que, hoje o envelhecimento é um desafio universal, a população idosa ira buscar meios de garantir uma velhice com mais saúde e bem estar; investindo em planos de saúde, intensa procura por profissionais da saúde e técnicas que minimizam o processo de envelhecimento.
A fisioterapia conta com técnicas que beneficiam a população idosa. A hidroterapia apresenta algumas vantagens para os idosos, como maior independência funcional. É um recurso fisioterapêutico que utiliza os efeitos físicos, fisiológico e cinesiológico advindos da imersão do corpo em piscina aquecida como recurso auxiliar de reabilitação ou prevenção das alterações funcionais. Os profissionais habilitados deve conhecer todas as indicações e contra-indicações e os efeitos do tratamento, observando o rendimento do seu paciente tendo sempre como prioridade sua saúde e reabilitação.


O meio liquido é um ambiente bem diferenciado e bastante apropriado para a pratica de exercícios por idosos, além de promover melhora na socialização, autoconfiança e qualidade de vida. A hidroterapia proporciona um fantástico ambiente de trabalho onde alguns resultados só podem ser obtidos através de seu uso.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Fisioterapia na Saúde da Mulher

Drenagem Linfática Manual

Uma técnica desenvolvida nos anos 70 por um fisioterapeuta Dr. Vodder. A DLM é utilizada para drenar o liquido linfático até gânglios linfáticos consequentemente a circulação sanguínea. Os movimentos são suaves e acompanham o ritmo biológico, reforçam a auto regulagem do nosso organismo. Atua diretamente no sistema linfático, importante componente do sistema imunológico contra bactérias e vírus. Dividida em três áreas; Preventiva, pela estimulação do sistema reticulo-endotelial; Estética, por favorecer o escoamento do liquido intersticial excedente, produzindo indiretamente uma melhor troca de materiais entre os capilares sanguíneos e as células dos tecidos; Terapêutica, ao provocar mudança favorável em todos os sintomas de doenças que implicam edema, mediante benéfica evacuação pelas vias sanguíneas e linfáticas.

Aplicabilidades Clínicas
A técnica é indicada para casos de desordens do sistema linfático.
Elefantíase: Na elefantíase, a infecção dos vasos linfáticos causa um endurecimento da pele e aumento dos tecidos abaixo da pele, especialmente nas pernas e órgãos genitais.
Linfedema: também causa inchaço anormal, especialmente nos membros (embora possa ocorrer na face, pescoço e abdômen). Ocorre se o sistema linfático está lesionado ou subdesenvolvido de alguma forma.
Outras patologias: pode ser utilizada para tratamento estético; em gestação com inchaços nas pernas; pós-operatórios de cirurgias abdominais; cirurgias da mama.

Indicações
• Casos de edema; celulite; pré e pós-operatório; contaturas musculares; sistema nervoso abalado; rejuvenescimento da pele; hidratação da pele; hematonas; contusões; eczemas cronicos; elefantíase; sinusite.
Imagem do Sistema Línfatico

Contra-Indicado
• Casos de tumores; tuberculose; manchas e verrugas que crescem; estado de choque; angina aguda; febre; asma; ganglio com dor; inflamação; hipotensão arterial; doenças de tireoide; graulomas dentais; doenças infecciosas e degenerativas; cardiopatias; problemas respiratórios graves.
É importante resaltar que a Drenagem linfática não produz dor ou hematonas da pele, caso você está ou já submeteu a essa tecnica e sofreu esses sinais ou outros, procure seu fisioterapeuta ou medico responsável.