quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Atuação da Fisioterapia na Terceira Idade
Acredita-se que em 2025 o Brasil será o sexto pais com maiores números de idosos acima de 80 anos. Desde já deve introduzir uma nova visão para a terceira idade em vários níveis como na saúde, econômica e politica.
Na área da saúde podemos contar com uma equipe multidisciplinar que ira conduzir esse paciente com maior vigor até atingir a terceira idade. Nos profissionais devemos nos questionar de como será a saúde dessa pessoa ao chegar à terceira idade, desenvolvendo politicas de prevenção e informativa para possíveis riscos e danos a saúde, com mais intensidade.
A reabilitação física na terceira idade tem como objetivos de melhora da ADM, da força muscular, da mobilidade, melhor execução das AVD´s, da vida profissional, além da melhora da auto-imagem e educação do paciente.
A fisioterapia é considerada uma intervenção não farmacológica que envolve várias técnicas de terapias físicas locais ou globais, a escolha da técnica a ser utilizada dependera da avaliação rigorosa, fase e disfunção apresentada pelo paciente (neurológica, reumatologica, ortopédica, cardíacas, geriátricas).

Os tratamentos podem ser divididos em níveis de intensidade em Passivos e Ativos.


Relato Clínico

Em Setembro de 2010 comecei um atendimento domiciliar, com a Senhora Maria, com 78 anos de idade, Do Lar, relatando dores de membro inferior, desequilíbrio e dificuldades de caminhar. Sua queixa principal são dores que sentia em coluna lombar, “cheguei a tomar duas injeções por semana” SIC. Já realizava massoterapia antes.
Continuei com a massoterapia em membros inferiores, pés e coluna vertebral com técnicas de deslizamento superficial; deslizamento profundo; amassamento e deslizamento superficial, respectivamente, em seguida uso bola com cravos com movimentos circulares e verticais e rolo de madeira em coluna vertebral.
Associado a massoterapia são realizados alongamentos de membros inferiores mantidos por 30 segundos; junto de exercícios ativos de MMII como flexão de quadril; flex-extensão de joelho (bicicleta); fortalecimento isométrico de tibial anterior e panturrilha; fortalecimento de quadríceps; Alongamentos de tronco e fortalecimento de abdominais inferiores. Treino de marcha (lateral e anterior com obstáculo). Exercícios de reação de equilíbrio na posição sentada e ortostática.
Os resultados encontrados são os melhores possíveis, além de não sentir mais dores lombares, a marcha e equilíbrio vem melhorando gradativamente.