Considera-se como gestação de risco quando a gestante estiver exposta a agravos físicos, psíquicos e sociais. Na gestação de alto risco a possibilidade de morte materna e fetal é maior que o risco habitual. Contudo, a gravidez apresenta risco que, apesar de terem chances pequenas de morte da mãe ou do feto, podem aumentar em determinadas situações.
Quais são os fatores de risco?
Alguns fatores podem determinar que a gravidez seja de alto risco, vejamos agora:
Idade>>menor de 14, maior de 35
Falta de consultas pré-natais
Baixa estatura
Fatores de estilo de vida>>dieta pobre, tabagismo, álcool, medicamentos
Doenças preexistentes>>diabetes, pressão arterial alta
Problemas em gravidez anterior>>baixo peso fetal, parto prematuro, natimorto
Após identificar e confirmada a gravidez de risco, a gestante precisará de controle adicional e tratamento especializado. consultas mais frequentes de pré-natal; se necessário realizará exames adicionais. Com um controle cuidadoso e técnicas adequadas para o parto, a maior parte dos problemas que ocorrem na gravidez pode ser tratada com sucesso.
A importancia das consultas pré-natais.
Bom como ja sabemos, pré-natal é a consulta realizada após confirmada a gravidez. Todas as gravidas (de risco ou não) tem direito de receber essa consulta disponíveis em postos de saúde pública, gratuitamente, essa consulta é essencial para confirmar se a gravidez está evoluindo bem e tendo evolução normal. São nestas consultas que identificamos os fatores de risco, são realizados exames comum na gravidez (ultrasom e sangue), doenças que surgem durante a gravidez (diabetes gestacional, hipertensão, anemia e outras) e o mais importante, a IMUNIZAÇÃO, é primordial pois ela impedira que varias doenças afetam o bebe e a mãe.
Seja consciente!!!
Veja essa reportagem no jornal folhaonline:
Contato:
email: vivian_17carolina@hotmail.com
twintter: http://twitter.com/vivian_pimenta