sexta-feira, 21 de maio de 2010


Alongamento


Manobra elaborada para aumentar a mobilidade dos tecidos moles e consequentemente a ADM. O alongamento é divido em passivo e ativo.
Alongamento Passivo: não ocorre contribuição ou contração ativa do sujeito submetido à ação, o alongamento e totalmente promovido por forças externas, através do auxilio de uma pessoa ou equipamento mecânico.
Alongamento Ativo: é estabelecido pela atividade muscular do próprio individuo envolvido na ação, sem ajuda externa.

Exemplo: Alongamento de Extensores de Ombro
Passivo: Paciente em decúbito dorsal, segura a face posterior distal do úmero, logo acima do cotovelo, estabiliza a borda axilar da escapula. Move o braço do paciente em flexão completa.
Ativa: Puxe um cotovelo, cruzando o peito em direção ao outro ombro, pressione o cotovelo, com a maior força possível, com a outra mão, em direção ao outro ombro.

Indicação
O Alongamento é indicado para toda contratura muscular; para ganho de ADM; antes e depois de qualquer exercício terapêutico e físico e prevenir fraturas musculoesqueléticas.

Contra Indicação
É contra indicado nos casos de bloqueio ósseo que limita mobilidade articular; diante de dor aguda; evidencias de processos inflamatórios e infecciosos agudos; após uma fratura recente e quando existe hipermobilidade.

FNP Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva
È baseada em importantes mecanismos neurofisiológicos, que incluem facilitação, inibição, resistência, irradiação, indução e reflexos. Uma técnica que promove ou ativa os mecanismos neuromusculares através da estimulação dos proprioceptores.

Contato: vivian_17carolina@hotmail.com
67 – 99154321

Nenhum comentário:

Postar um comentário