segunda-feira, 31 de maio de 2010

Atuação do Fisioterapeuta no Período Gestacional

                 A gravidez é um período de intensas alterações na vida da mulher que distingue-se por vários ajustes fisiológicos e endócrinos direcionados a criação de um ambiente ideal para o feto. O impacto dessas mudanças é variável de mulher para mulher, e habitualmente é expresso com dor ou desconforto. Estas queixas podem ser a vários níveis, designadamente: a nível abdominal; na região perineal; na região mamária e nos mamilos; a nível muscular e articular (sobretudo nos membros superiores e na região dorso-lombar) e desconfortos relacionados com a eliminação intestinal.

                Para minimizar essas alterações que a mulher sofre durante o período gestacional, o fisioterapeuta tem como papel avalia e trata quaisquer problemas musculoesqueléticos, facilita a realização das necessidades das gestantes e monitora o bem-estar físico, psicológico e social, com objetivo de fornecer a gestante um melhor condicionamento físico, para que possa ter uma gestação tranqüila.

                Antes de qualquer prática física seja com profissional habilitado, ou por iniciativa própria, a gestante precisa do encaminhamento do ginecologista e obstetra para realização das atividades. Toda gestante necessita de exercícios que adaptem seu organismo as modificações causadas pela gravidez.

                Exercícios são realizados para reduzir o inchaço, melhorar a circulação sanguínea, amplia o equilíbrio muscular, alivio nos desconfortos intestinais, diminui câimbras nos membros inferiores, fortalece a musculatura abdominal, facilita na recuperação pós-parto, reduz o estresse cardiovascular, previne dores nas regiões da coluna vertebral e melhora a imagem corporal. A fisioterapia proporciona uma gestação mais saudável, diminuindo a probabilidade de riscos durante o parto e facilita o trabalho de parto.

                A hidroterapia ou fisioterapia em imersão são destacadas pelo controle do edema gravídico, incremento da diurese e prevenção, melhora dos desconfortos musculoesqueléticos, aumento da capacidade cardiovascular, relaxamento corporal. A flutuação na água ajuda no aumento do peso do corpo da mãe, capacitando-a continuar com a excelente atividade harmonizante e fortalecida que aumenta sua adaptação física e tolerância, bem como promovendo seu bem-estar.

Contato: vivian_17carolina@hotmail.com
Celular: 67-99154321

Nenhum comentário:

Postar um comentário